ROVE: Registro Online de Violências nas Escolas

ROVE: Registro Online de Violências nas Escolas

A implantação de uma solução integrada para o registro de ocorrências no âmbito escolar, e também no seu entorno, tem tido abordagens diversas, dinâmicas e personalizadas. A SPHINX Brasil iniciou em 2011, em parceria com o Observatório de Segurança Pública, junto à Prefeitura de Canoas/RS (há outras iniciativas em andamento), o desenvolvimento deste sistema que permite a diferentes escolas acessar um ambiente único, integrado, online, para que registrem diferentes ocorrências que sejam observadas ou relatadas. Com a inserção cada vez maior dos jovens à internet, e também ao fato de serem expostos a novas formas de assédio e de estímulos, a ferramenta evoluiu não apenas naquilo que permite aos seus usuários, como também naquilo que entrega aos órgãos competentes.

  • COMO FUNCIONA

O sistema ROVE é baseado totalmente na internet, ou seja, escolas, prefeitura, secretaria de educação, guarda municipal, possuem acessos distintos, com dados integrados e atualizados a cada nova ocorrência. Ele foi desenvolvido utilizando o software Sphinx iQ3 e um portal de acesso, chamado WebReporting. Cada escola cadastrada passa a ter um acesso individual, para permitir, no momento da análise, segmentar e diferenciar ambientes que são muito distintos entre si (bairros, regiões, características da escola, entre outros fatores de segmentação presentes).

Antes de lançar o ROVE para uso das Escolas, o instrumento foi refinado e adaptado segundo as necessidades do Observatório, da Secretaria de Educação e das Escolas. Envolver todos os entes envolvidos ajuda a criar uma aderência ao uso, uma identificação destes com o propósito da ferramenta e também para desmistificar o seu uso (já que os resultados dependem da adesão ao preenchimento das ocorrências). Assim, todos puderam verificar como os dados são armazenados, como eles serão usados e, sobretudo, qual a real expectativa que devem ter com relação ao uso do sistema. No que tange a análise de dados, ao fazer uso de um software estatístico, é possível criar tabelas de frequências, cruzamentos de dados e observações estatísticas que um sistema de banco de dados não permitiria com a flexibilidade necessária (já que cada nova análise exigiria programação específica pelo administrador do banco de dados).

O instrumento em si conta com diversas opções para registro, desde insubordinação do aluno ao professor, a casos de bullying, porte de armas, uso de drogas, atuação de bondes, entre outros.

  • REFLEXÃO

O ROVE tem como característica tornar informações que antes ficavam restritas ao ambiente escolar, ao sentimento de diretores e professores, aos cadernos individuais de anotações em algo estruturado, centralizado, unificado e, sobretudo, disponível. Esta disponibilidade deve ser tanto para a própria escola, quanto para os órgãos competentes, como a própria secretaria de educação, órgãos da prefeitura, guarda municipal, e também entidades representativas, como associação de pais, professores, entre outros.

Ao dar corpo para os números, é possível, conjuntamente, elaborar políticas de prevenção e, com o tempo, avaliar efetividade, alcance, resultados. Por isto mesmo, é importante contar com uma área/entidade/órgão como o Observatório, para realizar as análises competentes, para realizar reuniões conjuntas entre os diferentes públicos envolvidos e então formar, desenhar, implantar melhores práticas para as diferentes situações de violência. Também devemos considerar aquilo que ressaltamos no início deste artigo: cada escola possui uma realidade diferente das demais, pois está inserida em um ambiente distinto e recebe perfis de alunos distintos (e é importante que as ações sejam pensadas levando isto em consideração).

Veja também

  Dados do IBGE e do Ministério das Comunicações mostram que, desde 2016, o celular...
Após algum tempo temos novamente uma fotografia atualizada de nossa população e isso impacta como...
Essa pergunta é recorrente – muitos gestores são confrontados com essa dúvida: mas devo pesquisar...
A SPHINX Brasil, no período de 2021 a 2022, embarcou em um grande projeto com...