Aplicativos de mensagem para buscar respostas de pesquisas

Aplicativos de mensagem para buscar respostas de pesquisas

 

Dados do IBGE e do Ministério das Comunicações mostram que, desde 2016, o celular é o principal meio de acesso a Internet.
Apresentar o questionário de uma pesquisa de modo amigável, com questões adaptadas a esse dispositivo, já é hoje imperativo para assegurar o sucesso em sensibilizar o público a responder um questionário. Contudo, apresentar o questionário adequadamente em celulares é o primeiro passo. Comunicar-se com os respondentes utilizando canais de comunicação e troca de mensagem consolidados em aparelhos celulares (em especial, o Whatsapp e o Telegram) pode aumentar significativamente a taxa de resposta.

Basicamente, há duas formas de operacionalização de projetos para uso de SMS/Whatsapp:

1) Envio de uma mensagem de convite por SMS ou por algum aplicativo de troca de mensagens, juntamente com o link da pesquisa. Nesse caso, o preenchimento do questionário continua acontecendo no link do formulário online criado.

2) Estabelecimento de uma interação com o respondente via troca de mensagem, armazenando as respostas na base de dados da pesquisa. Cria-se um Bot que considera o fluxo de perguntas, as apresenta na medida em que os participantes vão respondendo e envia as respostas recebidas para um banco de dados. Nesse caso, o formulário é substituído pelo fluxo conversacional estabelecido com os respondentes. Veja no link abaixo um exemplo do fluxo conversacional que pode ser montado.

Em ambas as formas de operacionalização é importante que o pesquisador tome cuidados ao utilizar esses canais:
– Interagir previamente e ter o consentimento prévio das pessoas para enviar mensagens de convite é importante para evitar bloqueios
– Ter um número conhecido dos destinatários ou disponibilizar um ambiente oficial para tirar dúvidas sobre a veracidade da pesquisa, já que a diversidade de golpes utilizando esses canais está cada vez maior

Você deseja conversar melhor sobre como aplicativos de mensagem pode apoiar seu projeto de pesquisa. Entre em contato conosco.

Exemplo de fluxo conversacional:
https://teleguiado.net.br:4443/chat?id=24b35ce718f7

Fonte IBGE:
https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/setembro/celular-segue-como-aparelho-mais-utilizado-para-acesso-a-internet-no-brasil

Veja também

Após algum tempo temos novamente uma fotografia atualizada de nossa população e isso impacta como...
Essa pergunta é recorrente – muitos gestores são confrontados com essa dúvida: mas devo pesquisar...
A SPHINX Brasil, no período de 2021 a 2022, embarcou em um grande projeto com...
Esta é uma pergunta que seguidamente nos colocam: se eu tiver uma base com 1.000...